sábado, 29 de maio de 2010

Emendas Parlamentares

As emendas parlamentares são sujeitas a restrições de diversas ordens. A norma constitucional, dada pelo art. 166, § 3.º, estabelece as regras fundamentais para a aprovação de emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária anual, quais sejam:

i) não podem acarretar aumento na despesa total do orçamento, a menos que sejam identificados erros ou omissões nas receitas, devidamente comprovados;

ii) é obrigatória a indicação dos recursos a serem cancelados de outra programação, já que normalmente as emendas provocam a inserção ou o aumento de uma dotação;

iii) não podem ser objeto de cancelamento as despesas com pessoal, benefícios previdenciários, juros, transferências constitucionais e amortização de dívida;

iv) é obrigatória a compatibilidade da emenda apresentada com as disposições do PPA e da LDO.

As emendas parlamentares obedecem a dois níveis de intervenção: as emendas individuais, que podem atingir um máximo de 20 emendas por parlamentar, e as emendas coletivas. Estas se subdividem em emendas de bancadas estaduais (de 18 até no máximo de 23 emendas, variando de acordo com o número de parlamentares por bancada), emendas de bancadas regionais (até 2 emendas por bancada) e emendas de comissões permanentes do Senado e da Câmara dos Deputados (até 5 emendas por comissão).

A Resolução n.º 01/2001 prevê também a edição anual de um Parecer Preliminar, votado pela CMO logo após a chegada do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso, onde são definidas normas adicionais a serem observadas pelos parlamentares no processo de intervenção no PLOA. Por exemplo, o Parecer Preliminar para 2004 fixou em R$ 2,5 milhões o máximo de recursos que podem ser alocados em emenda individual de cada parlamentar. Para as emendas coletivas não há limite de valor.



Fonte: Câmara dos Deputados – Orçamento Público - 2006

A nova Assistência Social


Com a expansão dos Programas Sociais, o MDS inaugura o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que reorganiza ações e serviços em todo o território nacional. Trata-se de uma verdadeira revolução na área, que envolve atendimento a cerca de 60 milhões de brasileiros.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, com a consolidação do SUAS, a assistência social sai definitivamente do campo do assistencialismo e do clientelismo para o espaço superior das políticas públicas e das ações normatizadas.

O SUAS é fruto da Constituição Federal de 1988, integrando a Assistência Social à Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social. Baseado no pacto federativo, o novo sistema promove a descentralização na gestão, no monitoramento e no financiamento dos serviços. Ele ainda dá mais autonomia aos municípios na aplicação dos recursos federais, organizando-os em três níveis de gestão (Inicial, Básica e Plena), de acordo com a capacidade da prefeitura em executar os programas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Olímpia participou de Conferência Nacional de Assistência Social


Conselheiro de Olímpia participou de Conferência Nacional de Assistência
Da Redação


O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Olímpia, Genival Ferreira de Miranda, participou da VII Conferência Nacional de Assistência Social, ocorrida em Brasília. Miranda integrou a Delegação do Estado de São Paulo, representando a DRADs de Barretos.

Foram quatro dias de palestras, debates e votações. "Um momento histórico, onde podemos traçar novos caminhos para o avanço do papel do controle social. Além de garantir espaços para ouvir os atores da política pública de assistência social", afirma Miranda.

A cerimônia de abertura, dia 30, contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias que, acompanhado da secretária-executiva Arlete Sampaio, falou para o público de duas mil pessoas, entre gestores, usuários e representantes da assistência social.

O encontro, que terminou no dia 3, discutiu os rumos para democratizar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que envolve o acesso de famílias e indivíduos a serviços, projetos, programas e benefícios socioas-sitenciais no País.

Fonte: Gazeta Regional - Olímpia/SP

domingo, 16 de maio de 2010

Autoridades participam de Fórum contra pedofilia na Câmara Municipal de Olímpia-SP

Sáb, 17 de Outubro de 2009 00:00


A Câmara Municipal recebeu na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, o Fórum intitulado “Todos Contra a Pedofilia”. Este trabalho é desenvolvido em todo país, pois, a campanha é uma idealização da CPI da Pedofilia. Assim como outros municípios da nossa região, Olímpia também participou.

Plenário da Câmara Municipal ficou praticamente lotado durante o fórum…

A iniciativa é da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a ONG de Severínia GAVS. O evento contou com a presença dos vereadores, Guto Zanette, José Elias Morais, João Magalhães, Priscila Foresti, Agnaldo Moreno “Lelé” e o Presidente da Câmara Hilário Ruiz.

Também participaram autoridades dos setores ligados ao cuidado da criança e o adolescente, como a Dr. Daniela Ito, promotora da Vara da Infância e Juventude, que fez uma bela explanação sobre a atuação do Poder Judiciário em relação aos casos de pedofilia, o Delegado de polícia Dr. João Brocanelo Neto, a Capitão Marililze Scomparin representando a polícia militar, a Secretária da Educação, Eliana Bertoncelo, a Secretária de Saúde Silvia Forti, a Secretária de Assistência Social Carmem Bordalho, a Primeira Dama e Presidente do Fundo Municipal de Solidariedade Fernanda Zuliani, Rodrigo Celestino Maceno representando o Conselho Tutelar, Genival Ferreira de Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, entre outras autoridades de grande relevância.
Presidente Hilário recepcionou autoridades e convidados…

O presidente da ONG, Gustavo Costa, disse que além dos fóruns que estão sendo realizados, a GAVS, também realiza projetos sócias voltados às crianças, como Corte de cabelo cesta básica, dias de comemorações na cidade de Severínia, onde esta situada sua sede.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Carmem Bordalho, o Fórum é importante, pois a pedofilia está em todos os lugares, inclusive já tivemos casos em Olímpia e a realização desse Fórum direcionado aos profissionais da área, alerta a todos para que a pedofilia seja tratada corretamente.

Palestras foram direcionadas ao público presente, abordando o assunto…

A psicóloga Julisa Morales Calve, explicou o que é de fato a pedofilia e como identificar os sintomas, tanto no pedófilo quanto na criança que sofre o abuso.

“Geralmente o pedófilo, foi abusado quando criança, já houve uma incidência na vida dele, de uma situação como esta. Então pedofilia é pedofilia o adulto que teve uma relação com uma criança, mas nem sempre é o transtorno de pedofilia, porque, uma pessoa idosa, por exemplo, ela não tem um parceiro para sua atividade sexual, simplesmente ele quer sentir prazer, e vai atuar com uma mulher, uma criança, um adolescente, assim como ele puder- disse a psicóloga. A lei entende como pedofilia por ser uma criança, no entanto, nem todos os casos são de transtorno psíquico, segundo ela.

A advogada Criminalista Drª Tainara Palin, explicou o que prevê a Lei, para casos como estes. Segundo ela, a pedofilia não é um crime, existe um Projeto de Lei, encaminhado para o legislativo para que seja feita a regulamentação, o que existe são crimes relacionados à pedofilia, como é o caso do abuso sexual. No entanto existe a pena de reclusão.

O principal objetivo da Câmara é participar de iniciativas como essa, destacou o presidente do Legislativo, Hilário Ruiz, para despertar a sociedade para um problema que nos aflige, ele acredita que podemos através de ações como essa amenizar esse problema de nível nacional, onde, Olímpia não está fora.

Fonte: Portal do Voluntário

Olímpienses participaram da VII Conferência Estadual de Assistência Social

Aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro a VII Conferência Estadual de Assistência Social, onde a cidade de Olímpia foi representada por dois delegados o Sr. Genival Ferreira de Miranda, Presidente do CMAS e Sra. Edna Marques da Silva, Conselheira e Assistente Social. O evento aconteceu no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, o Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo - COSEAS/SP acolheu carinhosamente todos os representantes do estado, delegados, convidados, observadores e Autoridades. Na Cerimônia de abertura, a secretária Estadual da Assistência social Rita Passos representou o governador José Serra, agradecendo aos participantes da VII Conferência Estadual, que deixaram seus municípios para discutir os destinos da política de assistência social.
Além dos 598 delegados eleitos nas conferências municipais, também particiram do evento 48 conselheiros do CONSEAS/SP, na qualidade de delegados natos; 50 convidados e 50 observadores. Os delegados credenciados tiveram direito a voz e voto e os convidados e observadores credenciados tiveram direito somente a voz.
Entre os objetivos da VII Conferência Estadual estão: ampliar a participação e o controle social na aplicação da Política de Assistência Social no Estado de São Paulo; fortalecer a relação entre o Poder Público e a Sociedade Civil; e eleger delegados de São Paulo para a VII Conferência Nacional de Assistência Social.
Segundo o Sr Genival Ferreira Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Olímpia (CMAS), a conferência teve o grande desafio de estabelecer estratégias e metas para melhoria dos serviços socioassitenciais nos municípios e regiões paulistas, efetivando a garantia dos direitos socioassitenciais à população usuária destes serviços. O maior esforço coletivo nessa conferência foi o de avaliar e propor o aperfeiçoamento do Plano Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo (PEAS/SP) na perspectiva da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Acredito que a Conferência foi muito produtiva e esclarecedora, um dos principais eixos o do financiamento público de assistência Social foi bem discutido com um considerável avanço atendendo os princípios e diretrizes fundamentais de uma Política Pública de direito do cidadão, conforme estabelecido na Constituição Federal e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Gostei muito de ver a grande representatividade e participação dos usuários. Diz Genival.
Para a assistente social Edna Marques, o principal desafio desta conferencia foi à participação dos usuários da política de assistência social, que pela primeira vez teve direitos a voz e a voto desenvolvendo o protagoninismo do usuário da política de assistência social.
Um dos momentos mais importantes da conferência foi à eleição dos Delegados para Conferência Nacional de Assistência Social que acontecera em Brasília (Distrito Federal), no mês de dezembro, dentre eles foram eleitos Genival Ferreira de Miranda e Edna Marques Silva representando o município de Olímpia e a região de Barretos.

São Paulo realiza VII Conferência Estadual de Assistência Social


FOTO GENIVAL E EDNA (ASSITENTE SOCIAL) HOTEL LORENA EM SÃO PAULO.

Com o tema "Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social - SUAS", foi aberta no Memorial da América Latina, terça-feira (22/09), a VII Conferência Estadual de Assistência Social. O evento - que encerra dia 23 de setembro - é promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social - Conseas/SP, com apoio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads. A secretária Rita Passos participou da abertura.

VII CONFERÊNCIA ESTADUAL


GENIVAL E EDNA NA PLENÁRIA

Entre os objetivos da VII Conferência Estadual estão: ampliar a participação e o controle social na aplicação da Política de Assistência Social no Estado de São Paulo; fortalecer a relação entre o Poder Público e a Sociedade Civil; e eleger delegados de São Paulo para a VII Conferência Nacional de Assistência Social.

VII Conferência Estadual de Assistência Social


GENIVAL(CMAS) E KATIA(Assistente Social) NA CONFÊRENCIA EM SÃO PAULO.

A VII Conferência Estadual de Assistência Social é o cumprimento da etapa que precede a realização da VII Conferência Nacional de Assistência Social, envolvendo usuários, trabalhadores, entidades, organizações e representantes governamentais, sob a coordenação do Conseas/SP.

Além dos 598 delegados eleitos nas conferências municipais, também participam do evento 48 conselheiros do Conseas/SP, na qualidade de delegados natos; 50 convidados e 50 observadores. Os delegados credenciados terão direito a voz e voto e os convidados e observadores credenciados terão direito somente a voz.

Secretaria de Assistência Social e ONG promovem Fórum “Todos Contra a Pedofilia”


A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia e a ONG – Organização Não-Governamental Grupo Amigos Voluntários de Severínia (GAVS), através de seu presidente, psicólogo Gustavo Costa, promovem sexta-feira, 16 de outubro, na Câmara Municipal de Olímpia, o Fórum “Todos Contra a Pedofilia”. O evento terá início às 8h30.

A campanha está voltada para proteger menores de idade das armadilhas do mundo virtual, na internet, segundo informou o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Genival Ferreira de Miranda. O Fórum já foi realizado em Severínia.

A secretária de Assistência Social, Carmem Bordalho, explica que o objetivo é esclarecer dúvidas e estimular denúncias por parte daqueles que têm conhecimento de crimes dessa modalidade.

O Fórum “Todos Contra a Pedofilia” conta também com a parceria e apoio da Prefeitura Municipal de Olímpia, da Secretaria Municipal da Educação, Polícia Militar, Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal, Conselho Tutelar e Jornal Gazeta Regional.

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Assistência Social de Olímpia participa das decisões da 7ª Conferência Estadual

De Olímpia participaram os delegados Genival Ferreira de Miranda e a conselheira e assistente social Edna Marques da Silva...
05/10/09

A capital paulista sediou a 7ª Conferência Estadual de Assistência Social, no dias 22 e 23, com participação de dois delegados de Olímpia. O tema deste ano foi "Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social - SUAS". Promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas/SP), com apoio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), a conferência foi realizada no Memorial da América Latina.


Participaram de Olímpia os delegados Genival Ferreira de Miranda, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a conselheira e assistente social Edna Marques da Silva.

A secretária da Seads, Rita Passos, fez a abertura e destacou os objetivos da 7ª. Conferência Estadual: ampliar da participação e o controle social na aplicação da Política de Assistência Social no Estado de São Paulo; fortalecer a relação entre o Poder Público e a Sociedade Civil; e eleger delegados de São Paulo para a VII Conferência Nacional de Assistência Social.

Durante dois dias, os profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar as propostas apresentadas nos eventos locais e definir quais serão levadas à Conferência Nacional. "A Conferência Estadual foi uma oportunidade para que sejam aprovadas metas e apresentadas propostas a serem executadas pelos municípios, Estados e União para os próximos dez anos, e Olímpia foi um deles que apresentou diversas propostas", enfatizou Edna Marques.

Para definir a pauta, foram realizadas previamente 628 conferências municipais, representando 97,3% de todo estado de São Paulo, inclusive em Olímpia. "Um recorde", afirmou Edna. O aumento se deve em parte às seis reuniões regionais promovidas, pela primeira vez, envolvendo mais de mil pessoas.

Além dos 598 delegados eleitos nas conferências municipais, também participaram do evento 48 conselheiros do CONSEAS/SP, na qualidade de delegados natos; 50 convidados e 50 observadores. Os delegados credenciados tiveram direito a voz e voto e os convidados e observadores credenciados tiveram direito somente a voz.

Segundo o presidente do CMAS e delegado do evento Genival Ferreira Miranda, a conferência teve “o grande desafio de estabelecer estratégias e metas para melhoria dos serviços sócio-assistenciais nos municípios e regiões paulistas, efetivando a garantia dos direitos socioassitenciais à população usuária destes serviços”.

Para ele, “o maior esforço coletivo nessa conferência foi o de avaliar e propor o aperfeiçoamento do Plano Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo (PEAS/SP) na perspectiva da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Acredito que a Conferência foi muito produtiva e esclarecedora, um dos principais eixos o do financiamento público de assistência Social foi bem discutido com um considerável avanço atendendo os princípios e diretrizes fundamentais de uma Política Pública de direito do cidadão, conforme estabelecido na Constituição Federal e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Gostei muito de ver a grande representatividade e participação dos usuários”.

Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos Delegados para a Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá em Brasília (Distrito Federal), no mês de dezembro. Dentre eles foram eleitos Genival Ferreira de Miranda e Edna Marques Silva representando Olímpia e a região de Barretos.

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Olímpia realiza Conferência do Idoso e elege membros para o Conselho Estadual


Foram eleitos no último final de semana os conselheiros e delegados representantes da sociedade que farão parte do colegiado do Conselho Estadual do Idoso, gestão 2.010/11. Eles participarão da Conferência Estadual do Idoso, que acontecerá no dia 5 de dezembro, no Parque da Água Branca, na capital paulista.
A eleição ocorreu durante a realização da Conferência do Idoso das Regiões Administrativas (RAs) de Franca e Barretos, no clube Thermas dos Laranjais de Olímpia, sexta-feira passada, 25. O evento foi uma das atividades realizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia em comemoração à Semana do Idoso. Segundo explicou a diretora executiva do Conselho Estadual do Idoso, Débora Ferreira Giannico (que representa também a Secretaria de Estado da Justiça), “O nosso Estado é responsável pela política estadual dos idosos, e o Conselho é um dos gestores. Ele é um órgão deliberativo que opina nessa política”.


De acordo com ela, cada Secretaria do Estado tem um conselheiro governamental que trabalha com a questão dos idosos discutindo sua política pública. Tudo é levado ao Conselho e, em conjunto com as 15 Regiões Administrativas do Estado disseminam essa política pública.

Na oportunidade, estavam presentes o vice-prefeito de Olímpia Gustavo Pimenta (PSDB), a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Fernanda Mendes Zuliani, e as secretárias municipais Carmem Bordalho ( Assistência e Desenvolvimento Social)Eliana Bertoncelo Monteiro (Educação)e Genival ferreira de Miranda (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social).

Município realizou Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

21/08/09 Por: Assessoria de Imprensa


Depois de sediar a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”, no mês passado, Olímpia sediou a Conferência Regional, evento que debateu o mesmo tema.


Delegados: Vereador Guto Zanette e o Presidente do CMAS Genival Miranda, representando a região de Barretos na conferência nacional.

A Conferência reuniu várias pessoas ligadas aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Tutelar, além da equipe Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social...

O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olímpia (CMDCA), aconteceu no dia 13 de agosto, no Clube Thermas dos Laranjais.

A Conferência reuniu várias pessoas ligadas aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Tutelar, além da equipe Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com objetivo de promover políticas públicas voltadas ao bem estar e à qualidade de vida da criança e do adolescente.

"O Governo trabalha no sentido de desenvolver atividades que garantam acesso à Educação, ao Lazer e ao Esporte às crianças e aos jovens de nossa região", comentou a secretária Carmem Bordalho, salientando que o desenvolvimento de políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida aos jovens é essencial.

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Seads capacita profissionais para aprimorarem atendimento à população


Projeto de Capacitação é destinado a profissionais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS no estado todo.


Carmen Bordalho, gestora da Assistência Social de Olímpia (esq) ao lado da assistente social Adriana Piton...
Como aprimorar o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos trabalhos realizados nos Centros de Referência da Assistência Social - Cras foi tema discutido por gestores e técnicos da área social na terça e quarta-feira (11 e 12/08) na cidade de Barretos. Estiveram presentes 45 profissionais, representando os 19 municípios da região. O treinamento foi promovido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads, com apoio de suas Diretorias Regionais - Drads e faz parte do último módulo do Projeto de Capacitação para a Implementação e Implantação dos Cras no estado de São Paulo.

Segundo Marly Santos, mestre em Serviço Social e responsável pela capacitação na região de Barretos, o objetivo principal é tornar os Cras espaços importantes para assegurar as ações de proteção social básica (aquelas preventivas) e articular iniciativas com outras políticas sociais, como saúde, educação e trabalho. "A capacitação permite também que os gestores de cidades diferentes troquem experiências e assim repensem melhores formas para oferecer um atendimento eficiente à população". Em geral, nos Cras a atenção é dada à família toda que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Além da inserção em programas sociais, os Centros oferecem atendimento psicológico e fazem o encaminhamento de crianças e adolescentes para atividades socioeducativas em horário alternado ao escolar e de jovens e adultos para cursos profissionalizantes e de geração de renda. A família também passa a ser acompanhada por assistentes sociais.

"A capacitação vem abrir um leque para nós. O trabalho acaba nos engessando e nos esquecemos do que pode ser feito ainda", revelou Carmen Bordalho, gestora da Assistência Social no município de Olímpia, onde existem dois Cras com atendimento médio de 1,5 mil famílias por mês. Para Maria José Bonifácio, coordenadora do Cras 1 de Barretos, o treinamento ofereceu um norte para o trabalho dos profissionais. "A gente precisava de instruções de como aprimorar o monitoramento e avaliação dos mais de 850 atendimentos que fazemos no mês", contou. Segundo ela, a região sofre muito com problemas de prostituição infantil e tráfico de drogas.

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Dia 13/08 tem Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente


05/08/09 Por: Assessoria de Imprensa


Depois de sediar a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”, semana passada, Olímpia agora será sede da Conferência Regional. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olímpia (CMDCA), acontecerá no dia 13 de agosto, no Clube Thermas dos Laranjais.

A Conferência Municipal, ocorrida no último dia 29, no Espaço Cultural “Maestro Vicente Delamanha”, reuniu várias pessoas ligadas aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Tutelar, além da equipe Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O evento acontece de dois em dois anos e constitui-se num amplo espaço para reflexões e deliberações coletivas em torno de um projeto comum – assegurar, através da legislação, os direitos das crianças e adolescentes. Tendo como objetivo analisar, definir e deliberar as diretrizes da política nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente com vistas á elaboração do Plano Decenal.

Segundo a secretária da Assistência Social, Carmem Bordalho, é de suma importância essa conferência, pois todas as diretrizes são traçadas embasadas nos eixos orientadores. “O evento discuti os desafios e as demandas do município para se resultar no bem maior da criança e do adolescente”, disse.

Na ocasião, foram eleitos os delegados para a Conferência Regional: Eduardo Silva dos Santos, Genival Ferreira de Miranda, Ana Carina S. Rodrigues Costa, Gustavo Zanette e Tiago Pessoa (titulares); e Maria Bernadete Souza, Edna Marques da Silva, Karen Andreza Minari, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira e Gabriel Miranda Eugenio (suplentes).

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Olímpia implanta o Projovem para adolescentes de 15 a 17 anos



A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou ontem as atividades do Projovem Adolescente, programa que está sendo desenvolvido inicialmente nos CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) dos bairros Santa Ifigênia e São José.

Estão sendo atendidos adolescentes de 15 a 17 anos pertencentes a famílias menos favorecidas. Além de atividades socioeducativas, os inscritos no Projovem também tem o benefício do Bolsa Família, que foi expandido pelo Governo federal para até 17 anos. Para tanto, é preciso ter freqüentado 75% das aulas no mês.

O ProJovem é uma reformulação do Agente Jovem, programa que já existe no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e atendeu 112 mil adolescentes em todo o Brasil. A expansão do Bolsa Família para até 17 anos deve atingir quase 2 milhões de jovens em todo pais esse ano.

“O Projovem Adolescente oferece um espaço de convivência social voltada ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisições para atuação crítica e proativa no seu meio social e no mundo do trabalho”, explica o orientador social do município, Genival Ferreira de Miranda.

De acordo com ele, os participantes são orientados e incentivados ao retorno e à permanência na escola. “Os objetivos são o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários, a ampliação do acesso às políticas públicas, o fortalecimento de sua autonomia e o estimulo ao seu protagonismo social”, completa Miranda.

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Olímpia realizou a “VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente”


Presidente do CMDCA, Paulo Poleselli comandou os trabalhos. Mesa principal teve ainda a participação secretária da Assistência Social, Carmem Bordalho, do vice-prefeito Gustavo Pimenta, do presidente da AOPA, Genival Miranda e do presidente da Câmara, Hilário Ruiz...
03/08/09 Por: Assessoria de Imprensa
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olímpia (CMDCA) realizaram terça-feira, 29, no Espaço Cultural “Maestro Vicente Delamanha”, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”. O encontro reuniu várias pessoas ligadas aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Tutelar, além da equipe Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Conferência é realizada de dois em dois anos e constitui-se num amplo espaço para reflexões e deliberações coletivas em torno de um projeto comum – assegurar, através da legislação, os direitos das crianças e adolescentes. Tendo como objetivo analisar, definir e deliberar as diretrizes da política nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente com vistas á elaboração do Plano Decenal.

Conferência teve como objetivo analisar, definir e deliberar as diretrizes da política nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente com vistas á elaboração do Plano Decenal...

Segundo a secretária da Assistência Social, Carmem Bordalho, é de suma importância essa conferência, pois todas as diretrizes são traçadas embasadas nos eixos orientadores. “O evento discuti os desafios e as demandas do município para se resultar no bem maior da criança e do adolescente”, disse.

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Evento inédito marca Dia da Assistente Social











20/05/09 Por: Assessoria de Imprensa
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu sexta-feira passada, 15, evento inédito para comemorar o Dia da Assistente Social.
Cerca de 60 assistentes sociais de Olímpia e região estiveram reunidas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde conferiram palestras ministradas por renomadas profissionais da área.
Palestras ministradas por renomadas profissionais da área foram realizadas...
Célia Rodrigues, Gestora da Secretaria de Assistência Social da cidade Barretos, além de presidente da Frente Paulista, falou sobre “Políticas Públicas”, e Maria José, mestre e doutora pela UNESP/Franca, palestrou sobre o tema “Serviço Social: Contemporaneidade”.

As duas palestrantes foram recepcionadas pelo secretário de Assistência Social de Olímpia, vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, e pela Gestora Carmem Bordalho. “Essa homenagem é inédita no município. E muito louvável, vale ressaltar, pois nossas assistentes sociais são profissionais que precisam ter o reconhecimento necessário e merecem ser valorizadas, tanto pelo poder público como pela população”, comentou Gustavo Pimenta.

O prefeito Geninho Zuliani também compareceu, e fez questão de prestar sua homenagem às assistentes sociais, por quem, segundo ele, tem grande admiração pelo trabalho realizado. “Não é fácil seguir o caminho escolhido por vocês, mas só tenho que agradecer a cada uma por tudo que fazem pelo nosso município, e dizer que muito ainda será melhorado. Vocês são mulheres dedicadas e sempre atendem prontamente as pessoas necessitadas”, disse o prefeito.

Após as palestras as assistentes seguiram para o Thermas Park Hotel para confraternização e almoço.


Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Olímpia realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social

Olímpia realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrida na noite de quinta-feira passada, dia 2, no Espaço Cultural "Maestro Vicente Delamanha”. O evento, que está em sua sétima edição, teve como tema central a "Participação e o controle social para a implementação da política nacional de assistência social”. Mais de 100 pessoas, entre elas representantes do poder público e da sociedade civil (usuários, famílias, associações, entidades filantrópicas, iniciativa privada entre outros), estiveram presentes.

Os trabalhos foram abertos pela assistente social e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Edna Marques, e contaram com a participação da secretária da Assistência Social, Carmem Bordalho; do presidente do CMAS, Genival Ferreira de Miranda; assistente social Maria Zilda dos Anjos (representante dos trabalhadores do SUAS); Rui Marcondes (representante de entidade social); e Patrícia Eugenia Tofoleti (representando os usuários do SUAS).

A secretária Carmem Bordalho agradeceu a presença dos representantes das associações e representantes do CRAS e CREAS. “Essa conferência é importante porque podemos unir esforços nas políticas públicas em favor do Social. A realização deste evento não é apenas para cumprir uma etapa, mas para definir o futuro da assistência social, por isso é necessário discutir democraticamente com a população”, disse.


Mais de 100 pessoas, entre elas representantes do poder público e da sociedade civil (usuários, famílias, associações, entidades filantrópicas, iniciativa privada entre outros), estiveram presentes...
O presidente do CMAS, Genival Miranda, destacou a importância da assistência social. “Discutir os rumos das políticas de assistência social com a sociedade é importante, mas uma assistência social não é de caridade e sim de direito público. A participação de todos com novas idéias é fundamental para estabelecermos políticas de direito”, disse Genival Miranda.

Durante a Conferência os participantes discutiram alguns temas e avaliaram as ações e serviços na área de assistência social voltados para a população juntamente. Entre as prioridades definidas, destacam-se: fortalecer o vínculo entre o usuário e entidades; mais articulação entre as entidades e a Secretaria de Assistência; o aumento da porcentagem do Fundo Social e a implantação do trabalho em rede.

Ao final da Conferência foram eleitos os delegados e suplentes que representarão a sociedade civil e poder público municipal nas conferências Estadual e Federal.

A sociedade civil será representada por Genival Miranda (delegado) e Wanderley, e o governo municipal será representado por Edna Marques (delegada) e Adriana Rossi (suplente).

Andresa Maieiros Rodrigues Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Prefeitura já abriu concurso de projetos para OSCIP’s



Executivo designa também os componentes da comissão julgadora para o Social

A Prefeitura Municipal de Olímpia já publicou na Imprensa Oficial do Município-IOM, edição de sábado passado, 30 de maio, à página 20, um aviso de concurso de projetos visando contratar a chamada Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP, para o desenvolvimento de projetos nas áreas Social e da Saúde. Por meio das OSCIP’s o prefeito Geninho Zuliani (DEM) poderá contratar mão-de-obra sem ter que respeitar a chamada “lei dos diplomas”.

Política

05/06/09

Na mesma edição do órgão oficial, a portaria 30.792, de 29 de maio, institui a comissão julgadora para a área de Assistência Social, que tem como presidente o funcionário público André Luiz Nakamura, e como membros a secretária municipal da Saúde, Silvia Forti Storti, e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Genival Ferreira de Miranda. A IOM não traz a constituição da comissão julgadora para a Saúde, embora este primeiro edital inclua também esta área.

O projeto de Lei 4.114, do Executivo, autorizando estas parcerias foi aprovado na Câmara, na sessão do dia 25 de maio passado. O edital de concurso de projetos 02/2009 permitirá a seleção de OSCIP para celebrar termo de parceria nas áreas de Saúde e de Assistência Social, “para prestação de serviços de assessoria técnica e desenvolvimento de projetos de proteção social básica e especial”, conforme texto do edital. A abertura dos envelopes será na segunda-feira, dia 8, às 14 horas. O local não é informado na publicação.

VEREADORES PARTICIPAM DA VIII CONFERENCIA MUNICIPAL - CMDCA


Aconteceu ontem, 29 de julho, as 19:00 horas, no espaço cultural Maestro Vicente Delamanha, a VIII “Conferencia Municipal dos Diretrizes da Política e do Plano Decenal”. Com o objetivo de analisar, definir e deliberar as diretrizes da política nacional dos direitos da criança e do adolescente. Participaram desta conferencia os vereadores, Hilário Juliano Ruiz e Gustavo Zanette, entre outras pessoas. Onde foram discutidos 5 eixos orientadores, promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes nos espaços da cidadania; gestão da política.

Após a aprovação do Regimento Interno, foram formados os grupos, que elaboram propostas para serem encaminhadas a VIII conferencia regional, que acontecerá no próximo dia 13 de agosto em nossa cidade. Ouve também a eleição para a escolha de quem seria os delegados para a Conferencia Regional, que foram eleitos: Adultos: (Titulares) Eduardo Silva dos Santos, Genival Ferreira de Miranda, Ana Carina S. Rodrigues Costa, Gustavo Zanette e Tiago Pessoa; (Suplentes), Maria Bernadete D.D.Souza, Edna Marques da Silva, Karen Andreza Minari, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira e Gabriel Miranda Eugenio. Foram eleitos também algumas crianças e adolescentes para fazerem parte desse quadro de delegados.

Formação de Garçom e Garçonete.

Prefeitura Municipal de Olímpia SP.

Curso: Formação de Garçom e Garçonete.

Evento: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

C.R.E.A.S. - Centro de Referência Especial em Assitência Social.

Público: Adolescentes que cumprem medidas Sócio Educativas. ( 1° Turma )

terça-feira, 11 de maio de 2010

Nota Fiscal paulista pode auxiliar entidades

Foto: Genival Ferreira de Miranda - Presidente do Conselho Municipal de Assitência Social
12/02/10

Para transferir o dinheiro, consumidor deve pedir a nota sem declarar o CPF

As entidades de Assistência Social sem fim lucrativos de Olímpia podem receber a doação de documentos fiscais de consumidores que não quiserem informar o CPF na nota e aproveitar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista. Para isso, o consumidor que quiser fazer a doação deve pedir a nota sem o CPF e encaminhá-la para a entidade que quiser beneficiar. Ou então ele próprio pode cadastrar a nota sem identificação do CPF no sistema da NFP. As entidades também poderão participar dos sorteios, concorrendo com os bilhetes gerados por suas próprias compras e pelas notas doadas.

Além da doação dos créditos pelo encaminhamento das notas sem CPF, o consumidor que quiser beneficiar alguma entidade também tem a opção de informar seu CPF na nota, aguardar a liberação dos créditos e depois repassá-los para a entidade, sem limite de valor. Para usufruir destes benefícios, primeiramente as entidades sociais devem estar cadastradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O segundo passo é se cadastrar no sistema da Nota Fiscal Paulista, informa o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Genival Ferreira de Miranda.

Na medida em que as entidades forem se cadastrando, a SEADS passará a informação à Fazenda, que colocará no site da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br) a relação das entidades que podem receber créditos. “A maioria destas notas fiscais não são aproveitadas. Então, por que não destiná-las para as entidades sociais?”, pergunta Miranda.
Fonte: Jornal Planeta News

BEM-VINDO CONSELHEIRO


Foto: Genival Miranda (Presidente do Conselho Municipal de Assitência Social de Olímpia), Carmem Bordalho (Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia) e Sr Alair (Conselheiro)

Ao tornar-se conselheiro você acaba de receber uma herança!

O lugar que você ocupa hoje no conselho de assitência social foi conquistado pela certeza que muitas pessoas, grupos e instituições tinham (e ainda têm) na capacidade de mudar o próprio destino e o destino do nosso País. É esta crença que está na origem da construção da constituição Brasileira de 1998. Nessa época, as emendas populares foram fundamentadas para as propostas dos cidadãos comuns fossem discutidas pelos parlamentares do Congrasso Constituinte. Especialmente as emendas 21,22, e 56 garantiram que a lei Máxima brasileira reconhecesse que o poder do povo pode ser exercido de duas maneiras: por meio de participação, também conhecida como democracia participativa, e pela eleição conhecida como democracia representativa porque escolhemos um representante pelo voto. É isto que está expresso no artigo 1º da Constituição Federal:


Artigo 1º parágrafo único

Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representante eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Ação conjunta define agenda ‘criança cidadã’


O lançamento foi presidido pelo presidente do CMDCA, advogado Paulo Poliselli...
10/05/09

Numa iniciativa conjunta da Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria Municipal de Assistência Social, e da prefeitura de Olímpia, foi lançada na noite de quarta-feira, 6, a Cartilha que será usada para uma ação mais efetiva junto à sociedade, começando pelas escolas municipais a partir de segunda-feira, para tirar dúvidas sobre o funcionamento do Conselho Tutelar e suas atribuições.


A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal, e contou com a presença de autoridades, lideranças e convidados de Olímpia e da comarca (Altair, Cajobi, Embaúba, Guaraci e Severínia). A cartilha tem como objetivo principal difundir ainda mais a função precípua do Conselho Tutelar, ou seja, de que ele é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.


Secretária municipal da Educação Eliana Bertoncelo e assistente social Carmem Bordalho também falaram no lançamento...

O lançamento foi presidido pelo presidente do CMDCA, advogado Paulo Poliselli, que contou, na mesa principal de autoridades com a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Andréa Galhardo Palma; prefeito Geninho Zuliani (DEM) e seu vice e também secretário da Assistência Social Gustavo Pimenta (PSDB), presidente da Câmara Hilário Ruiz (PT), a assistente social Carmem Bordalho, a secretária municipal da Educação Eliana Bertoncelo, o delegado titular João Brocanello Netto, o soldado David Alessandro de Paula (representando a PM local), e o presidente da subsecção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Gilson Eduardo Delgado.

Estiveram presentes os vereadores, além de Ruiz, Luiz Antonio Moreira Salata (PP), José Elias Morais (PMDB), Gustavo Zanette (PSB), Agnaldo Moreno (DEM) e Priscila Foresti (PRB) e Genival Ferreira de Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Assitência Social (CMAS). Antes dos discursos das autoridades, foram feitas apresentações musicais através de crianças e adolescentes da AABB, Cidade Mirim e do grupo de capoeira do professor “Zé Kokão”.



AÇÕES DO CMDCA
O presidente do CMDCA, Paulo Poliselli, anunciou que, a partir de segunda-feira, 11, será posta em ação a Agenda Criança Cidadã em Olímpia, com a divulgação da nova Cartilha, começando na rede pública municipal de ensino. Em seguida, haverá concursos de redação e cartazes com premiação de um computador para o primeiro lugar e, finalmente, diversas ações que culminarão com a Conferência do CMDCA e do Conselho Tutelar ainda em data a ser marcada.

Membros do CMAS recebem curso de capacitação


25/02/09
A diretora da Assistência Social de Barretos, Luiza Helena Rossi Desani, realizou curso de capacitação dirigido aos conselheiros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), na noite de quinta-feira, dia 19, em Olímpia. O convite foi feito pela assessora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social DE Olímpia, Carmem Bordalho, atendendo pedido dos próprios conselheiros.

“Quero agradecer a iniciativa dos conselheiros e da Carmem Bordalho, a questão social do município é importantíssima e para que tudo ocorra bem temos que estar bem capacitado”, declarou o secretário e vice- prefeito Luiz Gustavo Pimenta.

Luiza Helena falou sobre a função do CMAS e sobre o “SUAS” - Sistema Único de Assistência Social, cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo, e tem como função a regulação e organização em todo território nacional dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais, de caráter continuado ou eventual, executados e providos por pessoas jurídicas de direito público sob critério universal e lógica de ação em rede hierarquizada e em articulação com iniciativas da sociedade civil.

Além disso, o SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política pública de assistência social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento aos usuários, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede prestadora de serviços socioassistenciais.

“Parabenizo a iniciativa do governo municipal de Olímpia de estar capacitando estes conselheiros, que exercem função tão importante”, disse Luiza Helena. O presidente do CMAS, Genival Ferreira de Miranda, disse que o curso de capacitação possibilitará aos conselheiros o exercício efetivo de suas funções.

Ana Lúcia Eschiapati
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia-SP

O que é controle social?


É o exercício de democratização de gestão pública, que permite à sociedade organizada e aos cidadões comuns intervirem nas políticas públicas, interagindo com o Estado para a definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação dos Municipios, Estados ou do Governo Federal.
Foto: Genival Ferreira de Miranda - Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Olimpia - (CMAS) e Carmem Bordalho - Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia (SEADS).

Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS / Olímpia-SP



O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um órgão responsável pelas formulações, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social, no intuito de garantir a predominância do atendimento por entidades públicas na qualidade de direito social. Tem como objetivo a participação direta e democrática da sociedade na normatização da política e ações de assistência social pública no âmbito da Municipalidade. A função deste órgão é implantar a política social na comunidade.






Olímpia promove Conferência Municipal de Assistência Social

Olímpia sediou Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrida na noite de quinta-feira passada, dia 2, no Espaço Cultural "Maestro Vicente Delamanha". O evento, que está em sua sétima edição, teve como tema central a "Participação e o controle social para a implementação da política nacional de assistência social". Mais de 100 pessoas, entre elas representantes do poder público e da sociedade civil (usuários, famílias, associações, entidades filantrópicas, iniciativa privada entre outros), estiveram presentes.

Os trabalhos foram abertos pela assistente social e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Edna Marques, e contaram com a participação da secretária da Assistência Social, Carmem Bordalho; do presidente do CMAS, Genival Ferreira de Miranda; assistente social Maria Zilda dos Anjos (representante dos trabalhadores do SUAS); Rui Marcondes (representante de entidade social); e Patrícia Eugenia Tofoleti (representando os usuários do SUAS).

A secretária Carmem Bordalho agradeceu a presença dos representantes das associações e representantes do CRAS e CREAS. "Essa conferência é importante porque podemos unir esforços nas políticas públicas em favor do Social. A realização deste evento não é apenas para cumprir uma etapa, mas para definir o futuro da assistência social, por isso é necessário discutir democraticamente com a população", disse.

O presidente do CMAS, Genival Miranda, destacou a importância da assistência social. "Discutir os rumos das políticas de assistência social com a sociedade é importante, mas uma assistência social não é de caridade e sim de direito público. A participação de todos com novas idéias é fundamental para estabelecermos políticas de direito", disse Genival Miranda.

Durante a Conferência os participantes discutiram alguns temas e avaliaram as ações e serviços na área de assistência social voltados para a população juntamente. Entre as prioridades definidas, destacam-se: fortalecer o vínculo entre o usuário e entidades; mais articulação entre as entidades e a Secretaria de Assistência; o aumento da porcentagem do Fundo Social e a implantação do trabalho em rede.

DELEGADOS E SUPLENTES

Ao final da Conferência foram eleitos os delegados e suplentes que representarão a sociedade civil e poder público municipal nas conferências Estadual e Federal.

A sociedade civil será representada por Genival Ferreira Miranda (delegado) e Wanderley, e o governo municipal será representado por Edna Marques (delegada) e Adriana Rossi (suplente).