A Câmara Municipal recebeu na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, o Fórum intitulado “Todos Contra a Pedofilia”. Este trabalho é desenvolvido em todo país, pois, a campanha é uma idealização da CPI da Pedofilia. Assim como outros municípios da nossa região, Olímpia também participou.
Plenário da Câmara Municipal ficou praticamente lotado durante o fórum…A iniciativa é da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a ONG de Severínia GAVS. O evento contou com a presença dos vereadores, Guto Zanette, José Elias Morais, João Magalhães, Priscila Foresti, Agnaldo Moreno “Lelé” e o Presidente da Câmara Hilário Ruiz.
Também participaram autoridades dos setores ligados ao cuidado da criança e o adolescente, como a Dr. Daniela Ito, promotora da Vara da Infância e Juventude, que fez uma bela explanação sobre a atuação do Poder Judiciário em relação aos casos de pedofilia, o Delegado de polícia Dr. João Brocanelo Neto, a Capitão Marililze Scomparin representando a polícia militar, a Secretária da Educação, Eliana Bertoncelo, a Secretária de Saúde Silvia Forti, a Secretária de Assistência Social Carmem Bordalho, a Primeira Dama e Presidente do Fundo Municipal de Solidariedade Fernanda Zuliani, Rodrigo Celestino Maceno representando o Conselho Tutelar, Genival Ferreira de Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, entre outras autoridades de grande relevância.
Presidente Hilário recepcionou autoridades e convidados…
O presidente da ONG, Gustavo Costa, disse que além dos fóruns que estão sendo realizados, a GAVS, também realiza projetos sócias voltados às crianças, como Corte de cabelo cesta básica, dias de comemorações na cidade de Severínia, onde esta situada sua sede.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Carmem Bordalho, o Fórum é importante, pois a pedofilia está em todos os lugares, inclusive já tivemos casos em Olímpia e a realização desse Fórum direcionado aos profissionais da área, alerta a todos para que a pedofilia seja tratada corretamente.
Palestras foram direcionadas ao público presente, abordando o assunto…
A psicóloga Julisa Morales Calve, explicou o que é de fato a pedofilia e como identificar os sintomas, tanto no pedófilo quanto na criança que sofre o abuso.
“Geralmente o pedófilo, foi abusado quando criança, já houve uma incidência na vida dele, de uma situação como esta. Então pedofilia é pedofilia o adulto que teve uma relação com uma criança, mas nem sempre é o transtorno de pedofilia, porque, uma pessoa idosa, por exemplo, ela não tem um parceiro para sua atividade sexual, simplesmente ele quer sentir prazer, e vai atuar com uma mulher, uma criança, um adolescente, assim como ele puder- disse a psicóloga. A lei entende como pedofilia por ser uma criança, no entanto, nem todos os casos são de transtorno psíquico, segundo ela.
A advogada Criminalista Drª Tainara Palin, explicou o que prevê a Lei, para casos como estes. Segundo ela, a pedofilia não é um crime, existe um Projeto de Lei, encaminhado para o legislativo para que seja feita a regulamentação, o que existe são crimes relacionados à pedofilia, como é o caso do abuso sexual. No entanto existe a pena de reclusão.
O principal objetivo da Câmara é participar de iniciativas como essa, destacou o presidente do Legislativo, Hilário Ruiz, para despertar a sociedade para um problema que nos aflige, ele acredita que podemos através de ações como essa amenizar esse problema de nível nacional, onde, Olímpia não está fora.
Fonte: Portal do Voluntário
Nenhum comentário:
Postar um comentário