
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um órgão responsável pelas formulações, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social, no intuito de garantir a predominância do atendimento por entidades públicas na qualidade de direito social. Tem como objetivo a participação direta e democrática da sociedade na normatização da política e ações de assistência social pública no âmbito da Municipalidade. A função deste órgão é implantar a política social na comunidade.
Olímpia promove Conferência Municipal de Assistência Social

Os trabalhos foram abertos pela assistente social e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Edna Marques, e contaram com a participação da secretária da Assistência Social, Carmem Bordalho; do presidente do CMAS, Genival Ferreira de Miranda; assistente social Maria Zilda dos Anjos (representante dos trabalhadores do SUAS); Rui Marcondes (representante de entidade social); e Patrícia Eugenia Tofoleti (representando os usuários do SUAS).
A secretária Carmem Bordalho agradeceu a presença dos representantes das associações e representantes do CRAS e CREAS. "Essa conferência é importante porque podemos unir esforços nas políticas públicas em favor do Social. A realização deste evento não é apenas para cumprir uma etapa, mas para definir o futuro da assistência social, por isso é necessário discutir democraticamente com a população", disse.
O presidente do CMAS, Genival Miranda, destacou a importância da assistência social. "Discutir os rumos das políticas de assistência social com a sociedade é importante, mas uma assistência social não é de caridade e sim de direito público. A participação de todos com novas idéias é fundamental para estabelecermos políticas de direito", disse Genival Miranda.
Durante a Conferência os participantes discutiram alguns temas e avaliaram as ações e serviços na área de assistência social voltados para a população juntamente. Entre as prioridades definidas, destacam-se: fortalecer o vínculo entre o usuário e entidades; mais articulação entre as entidades e a Secretaria de Assistência; o aumento da porcentagem do Fundo Social e a implantação do trabalho em rede.
DELEGADOS E SUPLENTES
Ao final da Conferência foram eleitos os delegados e suplentes que representarão a sociedade civil e poder público municipal nas conferências Estadual e Federal.
A sociedade civil será representada por Genival Ferreira Miranda (delegado) e Wanderley, e o governo municipal será representado por Edna Marques (delegada) e Adriana Rossi (suplente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário